Bela Vista um distrito situado na regi o central da cidade de S o Paulo
Dentro de seus limites estão localizadas algumas importantes atrações de São Paulo, como o lendário bairro do Bixiga, com suas cantinas, teatros e festas populares e o Museu de Arte de São Paulo.
Abriga também a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas, referência no ensino de Administração de Empresas no Brasil.
O distrito é atendido pela linha 2 (Verde) do Metrô de São Paulo. Grande parte do enredo do famoso livro infanto-juvenil O Mistério do Cinco Estrelas, da Coleção Vaga-Lume, se passa na Bela Vista, sendo que a obra faz grande referência à lugares históricos do distrito, bem como a seus bairros.
BELA VISTA / BEXIGA História Bela Vista / Bixiga
Em 23 de junho de 1878, o jornal Província de São Paulo anunciava na primeira página “Vendo por propostas todas as matas dos terrenos do Bexiga pertencentes a A. J.L.Braga e Companhia”. Estava dada a largada para o nascimento do bairro mais emblemático da capital, o Bixiga. Nessa época a capital já experimentava o crescimento com a chegada dos imigrantes; os italianos que não toparam a aventura ingrata de colher café no interior se interessaram pelos terrenos e aproveitaram os preços baixos – para ali se mudaram em bando.
Por coincidência, a área era rodeada de ruas estreitas com 60 palmos de largura e aclives que lembravam bem as pequenas aldeias da Itália. A partir de 1890, o bairro experimentou nova onda de crescimento com a chegada de mais imigrantes: portugueses, espanhóis e muitos outros italianos.
Os primeiros registros referentes ao Bixiga são de 1559 e dão conta de uma grande fazenda chamada Sítio do Capão, cujo dono era o português Antônio Pinto. Décadas mais tarde o local passou a se chamar Chácara das Jabuticabeiras, devido ao grande número de árvores dessa fruta, nas imediações. Já na segunda década do século 18 o local pertencia