INSTITUI ES SOCIAIS
É um conjunto de regras e procedimentos padronizados, reconhecidos, aceitos e sancionados pela sociedade e que tem grande valor social. A instituição não existe isolada das outras. Todas elas possuem uma interdependência mútua, de tal forma que uma modificação numa determinada instituição pode acarretar mudanças maiores ou menores nas outras.
As instituições sociais servem como um meio para a satisfação das necessidades da sociedade. Nenhuma instituição surge sem que tenha surgido antes uma necessidade. Mas, além desse papel, as instituições sociais cumprem também o de servir de instrumento de regulação e controle das atividades do homem.
As principais instituições sociais são: família, religião, econômica, política, educação e recreação.
Instituição Familiar
A família tem uma ligação fundamental com a sociedade, porque é com a família que nos aprendemos o significado de amar e ser amado, e o que quer dizer, de verdade, ser uma pessoa, ter seus princípios, ideais e objetivos.
E é nos pais que os filhos se espelham para criar sua própria família, repleta de amor e intenso respeito, como eles aprenderam com seus pais, e passam isso entre as gerações criando um circulo, transmitindo o bem a humanidade. Hoje em dia varias crianças não ganham tanto afeto quanto antigamente, pelo fato da dedicação que seus pais tenham pelo trabalho deixando-os com pessoas que não tenham o amor que eles necessitam, crescem crianças rebeldes e descontroladas.
A família é quem orienta, e mostra que na vida existem muitos caminhos a se seguir, ela instrui o individuo a caminhar sozinho, alerta sobre decisões que devem ser tomadas, e que podem ser irreversíveis.
A família é fundada principalmente sobre o matrimonio, onde cria uma doação recíproca de si mesmo, criando um ambiente fundamental onde a criança pode nascer e desenvolver seu potencial tornando-se consciente da sua dignidade.