INSTITUI ES SOCIAIS E O PROCESSO DE SOCIALIZA O
SOCIAIS E O
PROCESSO DE
SOCIALIZAÇÃO:
Instituições Sociais
• As instituições sociais dizem respeito a práticas sociais que perduram através do tempo pela adesão que encontram na maioria dos membros da sociedade. Os modos de comportamento institucionalizados são salvaguardados por normas e sanções. À semelhança dos papéis sociais, as instituições sociais estabelecem padrões de comportamento, mas fazem-no a um nível mais geral, que incorpora uma pluralidade de papéis.
• Os tipos de instituições sociais são:
1- Família – O primeiro contato social do indivíduo, onde adquire e influi no seu desenvolvimento. 2- Escola – O indivíduo passa a ter contato com outros que não tem o mesmo convívio familiar, e com isso adquire novas experiências.
3- Igreja – O indivíduo passa a fortalecer suas crenças e valores.
4-Estado – Impõe regras de convivência e socialização. • O homem é um animal que depende de interação para receber afeto, cuidados e até mesmo para se manter vivo. De acordo Aristóteles, somos animais sociais. Pois o fato de ouvir, tocar, sentir, ver o outro fazem parte da nossa natureza social
PROCESSO DE
SOCIALIZAÇÃO:
• A socialização é um processo que implica interação social, entre o indivíduo que esta a ser socializado e a sociedade que o envolve.
Este processo tem início na primeira infância e prolonga-se ao longo da vida, denominandose de socialização primária a que ocorre a partir da fase da adolescência.
Socialização primária:
• Quando ainda crianças, a família é responsável pela transferência de informações. Assim formaremos nossa personalidade e consciência, observando as atitudes, modos e normas de nossos familiares.
Socialização secundária:
• Ocorre a propósito das alterações significativas na condição social das pessoas adultas.
Mecanismos de socialização:
• Para a interiorização da cultura do grupo a que determinado indivíduo pertence ou deseja pertencer, é necessário recorrer a certos mecanismos, sendo eles os seguintes: