As Institui Es Sociais
No complexo sistema de interações sociais existentes nas diferentes sociedades há algumas que se repetem se rotinizam e são esperadas se tornam necessárias e quando não ocorrem fazem falta para uma determinada comunidade, pois cumprem algum papel naquela coletividade.
Desde uma simples luta de boxe que ocorre regularmente satisfazendo várias necessidades: lazer, vazão de agressividade, geração de trabalho etc. Até o complexo sistema de relações que ocorram numa instituição como o Estado; todas preenchem necessidades. Um exemplo é o jogo do bicho, que existe praticamente em todos os municípios brasileiros sendo aceito e reconhecido por diferentes camadas sociais. O que caracteriza as instituições são os diferentes status e papeis construídos ao longo de seu processo de institucionalização. O que caracteriza o jogo do bicho como instituição social é a previsibilidade dos papeis e padronização de normas e regulamentos.
Conceito de Instituição Social
É um sistema complexo e organizado de relações social relativamente permanente que incorpora valores e procedimentos comuns e atende a certas necessidades básicas da sociedade. Algumas instituições surgem espontaneamente no decorrer do tempo e suas normas podem não estar codificadas em leis ou regulamentos. As instituições se desenvolvem gradativamente conforme as necessidades de um povo.
O Processo de Institucionalização
O processo pelo quais certas atividades vão se padronizando rotinizando e são esperadas e aprovadas para atingir objetivos considerados importantes, a institucionalização desenvolve um sistema regular de normas, status e papeis sociais que são aceitos pela sociedade.
A Família
É um grupo de parentesco que tem como responsabilidade principal a socialização de suas crianças e a satisfação de outras necessidades básicas. Consiste num grupo de pessoas que são relacionadas entre si pelo sangue, casamento ou adoção vivendo juntas por um período de tempo definido. A família é