Trabalho Institui Es Sociais
As Instituições Sociais
Desde que nascemos começamos a aprender regras e os procedimentos que devemos seguir na vida em sociedade, os seres humanos ao longo de sua vida vai percebendo que nos meios que freqüenta existem regras, direitos e obrigações a serem seguidas. Isso existe desde nossos antepassados, onde cada pessoa sofre pressão da sociedade para que siga as regras.
Quando se observa as instituições sociais Família, Igreja, empresas, etc. Pode-se notar claramente que elas sobrevivem graças as regras, as estruturas sociais estáveis e seguidas pela sociedade são denominadas instituições sociais.
Os grupos sociais são reuniões de indivíduos com objetivos comuns, num processo de interações mais ou menos contínuo. Porém possui uma interdependência entre as instituições no sentido de que uma não pode existir sem a presença da outra como, por exemplo: a escola e a família, o estado e o povo, empresa e sociedade. Na falta de uma instituição, todo o sistema tem que se reorganizar novamente.
Temos como principais instituições a família, o estado, as instituições educacionais, a igreja e as instituições econômicas. Na família existe suas próprias normas de comportamento, podendo no caso do casamento ser monogâmico onde cada marido e cada mulher tem apenas um cônjuge, e o casamento poligâmico onde cada esposo pode ter dois ou mais cônjuges. A família nos dias de hoje são muito diferente da que vimos ou ouvimos falar no passado, onde se tinham vários filhos, o homem saia para trabalhar enquanto a mulher ficava em casa cuidando dos filhos e dos afazeres domésticos. Hoje em dia é muito comum se ver a mulher saindo para trabalhar e o homem ajudando nas tarefas domesticas, se tornou comum a família ter um ou dois filhos no máximo, a instituição família esta se readaptando a sociedade.
A igreja desde os tempos mais remotos esta presente na vida da sociedade, todas as sociedades conheceram ou conhecem de alguma forma a religião. O povo tem nas crenças