O ateneu slide
Fernanda Sá
Isabela Schatz
Victória Karoline
O Ateneu – Raul Pompeia
Raul Pompéia
Raul d’Ávila Pompéia (1863-1895), filho de Antônio de Ávila
Pompéia (advogado) e Rosa Teixeira Pompéia. Aos 10 anos mudou-se com os pais para o Rio de Janeiro. No Rio de Janeiro foi colocado pelos pais em um internato (Colégio Abílio), onde se destacou por ser um bom aluno. Porém, foi em 1879 que matriculou-se no Colégio Pedro II, onde se destacou como orador e chegou a publicar seu primeiro livro “Uma Tragédia no Amazonas”.
Em 1881 mudou-se para São Paulo onde cursou Direito pela
Faculdade do Largo de São Francisco, entrando em contato com o ambiente literário e as ideias reformistas da época passou a participar na campanha abolicionista e defendendo a causa republicana.
No 3º ano cursando Direito reprovou e, juntamente, com 93 acadêmicos mudou-se para Recife, onde concluiu o curso, porém não chegou a exercer a profissão.
Após 2 anos em Pernambuco retornou ao Rio De Janeiro, onde em seus momentos de folga escreveu “O Ateneu”.
Obras
O Ateneu, 1888
Uma Tragédia no Amazonas, 1880
As Jóias da Coroa, 1882
Crônicas do Rio, 1888
Microscópicos, 1881
Período Histórico
O século XIX foi marcado pela falsa estruturação do sistema educacional brasileiro, principalmente dos colégios internos frequentados pelos filhos da elite. Internatos onde a educação era impregnada de modelos severos e regimes autoritários, onde a educação moral rígida era vista como objetivo final da escola. Período Literário
Realismo e Naturalismo.
Características
Linguagem de fácil entendimento;
Utiliza da 1º ou da 3º pessoa;
A reprodução da realidade observada.
O Ateneu
Raul Pompeia
Enredo
Um dos livros mais conhecidos de Raul Pompéia e um dos mais divulgados e estudados, com certeza é O Ateneu. O livro, narrado por Sérgio, quando adulto, relembra a sua fase no
Colégio Ateneu, um antigo internato de notável relevância para