instalações para aves de corte
PARA PRODUÇÃO DE
FRANGOS DE CORTE
Introdução
O projeto de instalação de granja para aves de corte será executado na cidade de São Pedro dos Ferros, situada na Zona da Mata Mineira, sendo o Sr. Geraldo P. Legrino o proprietário da área e solicitador do projeto.
A granja foi projetada para uma produção de 12.000 frangos de corte a cada dois meses, os quais serão destinados à empresa Franbom, situada na mesma cidade do produtor, que abaterá e comercializará os frangos.
A propriedade possui área de 5,58 ha, sendo que 3,5 ha estão ocupados com lavoura de café para auxiliar na renda do produtor. A cama descartada é utilizada como fertilizante na lavoura de café, constituindo-se numa medida inteligente de integração da produção. Dentro da propriedade há uma lagoa, de onde se tira água para a irrigação das áreas cultivadas e para o consumo humano e animal. Através dessas e mais algumas características determinamos as atividades e técnicas a serem adotadas e estabelecemos as dimensões e estrutura da instalação do galpão.
O sistema contará com um galpão, com densidade de 14 aves/m², que receberá um novo lote a cada dois meses, visto que são necessários 58 dias (42 dias de engorda do frango e 16 de limpeza do galpão) para o fechamento do ciclo. As características do galpão foram estabelecidas de acordo com o tipo de clima da região que se caracteriza por ser quente e úmido na maior parte do ano. As dimensões do galpão serão: 9 m de largura, comprimento de 96 m, 3,15 m de pé direito, 3 m de distância entre os pilares e a construção será circundada por beiral de 1 metro e por gramado com grama “batatais”. As laterais serão constituídas de uma mureta de 30 cm de altura, para proteger as aves do vento frio e dos respingos de chuva, mais tela galvanizada fixa de 1” e cortinas externas retráteis. A tela de arame galvanizada será fixada da mureta até a altura do telhado e terá a função de impedir a entrada de