galinhas poedeiras
Zootecnia especial que trata da exploração econômica e racional das AVES.
Ricos em nutrientes, a carne de frango e o ovo são alimentos comuns noprato de muitas famílias brasileiras. Obtidos através da exploração avícola,esses alimentos podem gerar fonte de renda ao produtor quando exploradoscorretamente.
A prática da avicultura requer conhecimentos essenciais para sua implantação e exploração. Identificar qual o produto a ser obtido é o primeiro passo, maso correto manejo durante o período de criação é indispensável para bonsresultados.
A avicultura deve ser desenvolvida em ambiente agradável, livre de doenças,e a alimentação também deve ser adequada às aves para que alcancemseu potencial máximo de produção, ou seja, características desejáveis naexploração. Esse e outros assuntos serão abordados nesta disciplina com oobjetivo de proporcionar conhecimentos suficientes aos alunos para atuaremna área da avicultura.
Histórico
De acordo com Albino e Tavernari(2010), a domesticação da galinha teve origem na Índia e as atuais variedades foram originadas da espécie asiática selvagem Gallus gallus, conhecida também como Gallus bankiva e Gallus ferrugineus. Primeiramente, foi utilizada como animal de briga ou como objeto de ornamentação.
No Brasil, segundo estudiosos, a produção de aves teve início em 1532, coma vinda das primeiras raças trazidas pelos colonizadores portugueses. Eramcriadas soltas nos quintais ou arredores das casas, onde se alimentavam comresto de comida caseira, grãos e insetos.
No ano de 1900, iniciou-se a criação das aves em sítios e fazendas, representandofonte de renda, mas somente no ano de 1930 passou a ser vista comoatividade lucrativa, ou seja, a produção de aves para venda de carne e ovos. Osavicultores, estimulados pelo aspecto econômico, começaram a tentar novosacasalamentos entre as raças diferentes, visando o aprimoramento da espécie. A evolução da avicultura no Brasil pode ser dividida em três períodos: