Galinhas poedeiras
O Bem-estar é um dos assuntos mais discutidos atualmente na produção animal. É notória a crescente preocupação dos consumidores em relação ao bem-estar destes animais utilizados p/ produção de alimentos. Campanhas movidas por diversos segmentos, bem como a pressão de organizações não-governamentais, sensibilizaram a opnião pública em muitos países (principalmente os desenvolvidos),originando progressos legislativos consideráveis.
As galinhas poedeiras viveram no sistema de acesso ao ar livre em diversos países até 1950. As aves eram fechadas em alguns tipos de galinheiro à noite, mas circulavam em uma área ao ar livre durante o dia. Houve então uma mudança para o alojamento confinado em ambiente interno, com cama profunda, e posteriormente uma mudança para o sistema em gaiolas industrializadas em ambientes internos controlados. A partir do início da década de 80, inicia-se um movimento em prol do bem-estar das poedeiras em gaiolas, em diversos países europeus, buscando dar a essas aves, condições ideais para que as mesmas pudessem ter um comportamento semelhante àquele em condições naturais de criação. Houve um conjunto de mudanças nas intalações e no manejo das aves, surgindo os sistemas alternativos para a criação de aves poedeiras, chamado "gaiolas enriquecidas" e os sistemas de semiconfinamento, que proporcionam as aves, uma área com cama e poleiro, além de oferecer ninho para a postura.
O sistema de criação em gaiolas tornou-se uma das maiores polêmicas acerca do bem-estar animal. Grande parte do padrão de comportamento normal da ave é frustrado pelo engaiolamento. Estas gaiolas impedem que as aves realizem a maior parte dos seus comportamentos naturais, incluindo construir ninho, empoleirar, tomar banho de areia, ciscar, forragear, voar, bater as asas, limpar as penas e até mesmo caminhar livremente.
O termo bem-estar designa, de maneira geral, os numerosos elementos que contribuem para a qualidade de vida de