Trabalho sobre a familia 2a
O volume inicial será de cerca de 13.000 barris/dia e a previsão da Petrobras é que o poço atinja a capacidade máxima, de 20.000 barris/dia, ainda em 2010
A plataforma faz parte do Projeto de Desenvolvimento Integrado de Cachalote e Baleia Franca (Felipe Dana/divulgação/VEJA)
A Petrobras começa nesta quinta-feira a produção comercial de petróleo do pré-sal brasileiro, no campo de Baleia Franca, localizado a cerca de 85 quilômetros da cidade de Anchieta (ES), na Bacia de Campos. A produção inicial será de cerca de 13.000 barris por dia.
De acordo com a estatal, as acumulações do pré-sal do campo de Baleia Franca foram descobertas em dezembro de 2008. ). O petróleo é leve, estimado em 29 graus API. A previsão da Petrobras é de que o poço atinja a capacidade máxima, de 20.000 barris por dia, ainda em 2010.
A produção será iniciada por meio da conexão da plataforma (FPSO) Capixaba ao poço 6-BFR-1-ESS. O FPSO Capixaba é afretado para a Petrobras pela empresa SBM e operava anteriormente no Campo de Golfinho. "Para aproveitar a oportunidade de antecipação de produção dos Campos de Cachalote e Baleia Franca, foi realizada uma adaptação na planta de processo da plataforma para viabilizar a instalação no Parque das Baleias", esclarece a companhia, em comunicado.
Ainda de acordo com a estatal, o projeto adotará tecnologias pioneiras, concebidas para operar nas condições geológicas do pré-sal. Entre elas, novos modelos de risers flexíveis (tubulações para o escoamento de petróleo que ligam o poço à plataforma) e novas soluções tecnológicas para colocar os poços em produção (completação). "O uso dessas tecnologias permite a melhoria da eficiência operacional e representa um novo passo no desenvolvimento dos reservatórios do pré-sal."
O FPSO faz parte do Projeto de Desenvolvimento Integrado de Cachalote e Baleia Franca e permite a interligação dos dois campos. A plataforma já produz desde maio deste