154865698266
3999 palavras
16 páginas
GABARITOCaderno do Aluno
História – 2a série – Volume 3
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM 1
REVOLUÇÃO FRANCESA E IMPÉRIO NAPOLEÔNICO
Páginas 3 - 6
1. Sugerimos que os conteúdos enunciados a seguir possam orientar a versão final dos verbetes elaborada pelos alunos.
a) Terceiro Estado: composto por aqueles que não integravam a nobreza e o clero, representado por burgueses, artesãos e camponeses que, devido a sua origem social humilde dentro do contexto estamental, possuíam poucos direitos e muitos deveres, como o de trabalhar e o de pagar impostos.
b) Jacobinos: revolucionários franceses que tiveram suas posições radicalizadas sob o comando de Robespierre.
c) Girondinos: republicanos considerados moderados, representantes da alta burguesia francesa.
d) Assembleia Nacional Constituinte (Julho de 1789 a setembro de 1791 ): fim da servidão e dos privilégios feudais para o clero e a nobreza.Uma importantes decisão desta assembléia foi a elaboração da Declaração dos Direitos do Homem e do cidadão.
e) Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão ( agosto de 1789): direitos assegurados perante a lei. Sintetiza os ideais de liberdade que caracterizaram a primeira fase da Revolução Francesa.
f) Constituição civil do clero (1790): regulamentação do clero, transformando seus membros em funcionários do Estado e confiscando seus bens.
g) Constituição monárquica (1791): redução do poder real (sujeição do rei às leis, tripartição dos poderes e fim da isenção de impostos do clero e da nobreza).
h) Convenção (1791-1795): assembleia formada por deputados girondinos, jacobinos e da planície.
i) Constituição republicana (1793): voto universal masculino, escolas públicas, garantia de direitos e assistência a desamparados socialmente.
j) Terror (1793-1794): período marcado pela predominância jacobina nos meios militares, judiciais e econômicos e por um grande número de execuções.
1
GABARITO
Caderno do Aluno
História – 2a série –