Projeto de artes "Gustavo Rosa"
Projeto de Artes
Tema: “Descobrindo a arte de Gustavo Rosa”
Justificativa
A educação infantil é um espaço privilegiado para desenvolver a sensibilidade e na relação com a arte a criança desenvolve além da sensibilidade, as noções de espaço, do outro e de si própria, pois o fazer artístico estimula o desenvolvimento de um olhar aguçado que exercita a autonomia e a vida sócio -cultural. No encontro com o mundo da arte outras possibilidades se abrem e as crianças como sujeitos sociais e culturais todas as suas experiências interferem em suas ações e nos significados que atribuem às pessoas, aos objetos e às relações. Dessa forma, entendemos que a arte é essencial na constituição do sujeito, como realmente um processo de humanização, uma vez que se constitui em um momento que permite o encontro: o encontro entre o criador e a criação, criança e objeto, emoções e sensações, encontro e convivência com o outro. É um meio de criar oportunidades para que a criança possa escolher, pensar, desenhar, pintar, colar, recortar, esculpir, montar, sentir, descobrir e narrar diferentes histórias que revelam seu universo infantil.
O mundo é repleto de símbolos e significados que possibilitam grandes descobertas nesta fase da infância. A arte possibilita o desenvolvimento de atitudes essenciais para o indivíduo como o senso crítico, a sensibilidade e a criatividade. A arte faz parte da vida da criança como instrumento de leitura do mundo e de si mesma.
No processo de aprendizagem em Artes, a criança exterioriza seu mundo interno, sua personalidade e seu modo de ver e de sentir as coisas. Ela traça um percurso de criação e construção individual que envolve escolhas, experiências pessoais, aprendizagens, relação com materiais e sentimentos. A criação é exclusividade das crianças, mas cabe ao professor alimentar esse percurso de forma intencional, oferecendo propostas e experiências variadas.
Pensando nisto