Gustavo Rosa
Em suas obras existe muita gozação, crítica, lucidez. Gustavo se espanta com os costumes, paixões, amores ridículos, estúpida vida e então cria o seu mundo pictórico, com emoção no belo e no puro colorido, desenhos exatos. Se destaca pela sua originalidade.Gustavo não pertence a uma escola específica nem segue nenhuma tendência ou modismo. Criou uma obra pessoal, com linguagem própria e personagens de um inesgotável humor caricatural.Ao longo de sua carreira, ganhou diversos prêmios e expôs em diversas partes do mundo. Ainda, sua obra divertida e alegre estampou cadernos, livros, canecas, pratos e até automóveis.
Gustavo Rosa - Biografia
Gustavo Rosa nasceu em São Paulo no dia 20 de dezembro de 1946. Filho de Isaias Rosa, e de Cecília Paula Machado.É pintor, desenhista e gravador, considerado uma dos mais criativos artistas de sua geração.
Gustavo Rosa lembra que sua primeira relação com a arte, ocorreu quando tinha entre 3 a 4 anos de idade. Recorda que pegou, um carvão na lareira e começou a rabiscar as paredes brancas da casa.
Começava assim sua trajetória, em muitos momentos teve a capital paulistana como tema. Era um péssimo aluno e fazia caricatura dos colegas e dos professores e enchia cadernos com as mais variadas imagens.
Quando Gustavo tinha mais ou menos 14 anos, o pai decidiu contar o que estava acontecendo para um amigo, diretor da revista Claúdia. Este não hesitou e pediu para que levasse o filho para falar com ele, levando alguns desenhos. Esse primeiro contanto com o mundo das editoras foi um sucesso.
Gustavo não pertence a uma escola específica nem segue nenhuma tendência ou modismo. Criou uma obra pessoal, com linguagem própria e personagens de um inesgotável humor caricatural.
Em 1968 ganhou prêmio “medalha de ouro” (pintura) e viagem à Europa no “ Primeiro Festival de Artes Interclubes”, São Paulo. Foi para Londres e quando voltou, largou o emprego para investir na carreira de artista
Realiza a sua primeira exposição