Estudo de caso – Aço S.A. e Marcas Próprias para a McCain
Ivonete Amaral C. Casari
Estudo de caso – Aço S.A. e Marcas Próprias para a McCain
1) R. Antes do lançamento da linha “Corte Laser” o produto se encontrava no ciclo de vida – declínio do produto. Devido às estratégias de Marketing dos concorrentes serem mais eficientes.
Características do produto: inovador,diferenciado, poder de corte mais eficiente do que as facas existentes no mercado, alta tecnologia.
Benefícios do produto: sistemas de laser único que as torna mais resistentes, modernas e flexíveis.
2) R. a) várias hipóteses foram levantada pela empresa para melhorar a qualidade dos seus produtos e satisfazer as necessidades dos seus clientes. Concluiu-se que o que melhor respondia as necessidades do mercado era a “feature” micro-serilhadas, já existentes no mercado europeu de facas. A aço S. A desenvolveu protótipos, fez testes e chegou à nova linha de facas Europa, cujo poder de corte era muito mais eficiente do que as existentes no mercado, detectou-se que o fio era mais resistente, o que satisfaz as necessidades de qualidade dos consumidores.
b) Sim. A Aço S.A. fez uma inovação no seu produto sem sair do foco do seu segmento, cutelaria.
“Corte Laser tornou-se uma designação genérica e cotidiana para o sistema de fio micro-serilhado, ao mesmo tempo que um pioneirismo e uma exclusividade da Aço S.A. cutelaria”.
È profunda? Sim. “decidiu-se pelo desenvolvimento de uma linha que constasse de seis versões básicas para diferentes tipos de uso. A linha foi constituída de facas para: pão, carne,cozinha,universal,churrasco,frutas e legumes”.
3) A Aço S.A. cutelaria vinha perdendo uma parcela do mercado para a concorrência que por sua vez explorava o preço em virtude do consumidor não se importar com a qualidade e sim com o menor preço. As facas produzidas pela Aço S.A. apresentava os mesmos padrões da concorrência, não tinha um atrativo que as diferenciasse. No intuito de recuperar as vendas no mercado foi