atualidades
ATUALIDADES
TÓPICOS RELEVANTES E ATUAIS DE
DIVERSAS ÁREAS, TAIS COMO
SEGURANÇA, TRANSPORTES, POLÍTICA,
ECONOMIA, SOCIEDADE, EDUCAÇÃO,
SAÚDE, ARTE E CULTURA, TECNOLOGIA,
ENERGIA, CONJUNTURA GEOPOLÍTICA,
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E
ECOLOGIA, NOS CONTEXTOS NACIONAL E
INTERNACIONAL, SUAS INTER-RELAÇÕES
E SUAS VINCULAÇÕES HISTÓRICAS.
Segurança Brasileira
A violência no Brasil consegue nos surpreender, como em São Paulo onde policiais foram covardemente assassinados, em movimento organizado pelo Primeiro Comando da Capital. A guerra declarada entre polícia e crime organizado teve início quando seis criminosos foram mortos durante uma ação de policiais das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota). Após uma denúncia de truculência policial e investigação da Polícia Civil, pelo menos nove policiais da Rota foram presos pela execução dos criminosos.
Uma testemunha contou que três PMs - um sargento e dois soldados - chutavam o suspeito levado pela viatura até o local. Um deles chegou a atirar a queima roupa no homem. A mulher ligou para a polícia e contou em tempo real o que, segundo ela, estava acontecendo. O bairro de Cidade Tiradentes vivia o seu primeiro toque de recolher. Moradores foram avisados de que os criminosos atacariam batalhões em represália às mortes no bairro da Penha. Em junho, o bar que funcional no local onde os criminosos foram executados pegou fogo. Segundo os proprietários, o incêndio não teve ligação com o PCC.
Onda de ataques: São Paulo viveu a primeira grande onda de ataques a policiais e bases da PM. Os primeiros ataques foram registrados isoladamente, mas com o passar dos dias, ficou evidente de que se tratava de uma ação coordenada. A partir de uma série de eventos, a Polícia Militar começou a registrar casos sequenciais de mortes e ataques.
Ônibus incendiados: Vários ônibus foram incendiados durante essa guerra aos policiais. Os veículos eram esvaziados e incendiados como protestos aos policiais. Com