Inspeção de carne
Necessita normalmente de aprovação dos serviços oficiais o local destinado a implantação de um matadouro. Como indicações técnica devem mencionar-se: * Evitar a proximidade de zonas residências. * Disponibilidade para abastecimento suficiente de água, eletricidade e gás. * Boas vias de acesso.
2. Orientação: Deverá ser de forma a que durante as horas de laboração do matadouro ofereça mais iluminação natural. 3. Ventilação:
Necessária e suficiente para diminuir a contaminação das carnes, favorecer a desodorização dos locais, evitar a condensação de vapor de água nas superfícies.
4. Climatização:
Os matadouros com elevado padrões de higiene terá sempre cerca de 12ºC a fim de diminuir o desenvolvimento microbiano.
5. Construção:
Deve atender a forma e aos meios de evitar a penetração, introdução ou entrada e “habitat” de animais nocivos, bem como definir a zona suja e a zona limpa do matadouro, assim como selecionar o tipo de matérias a utilizar. Deverá existir sempre uma separação física entre os locais de repouso dos animais e as áreas de abate. Os solos, as paredes e os muros de toda construção deverão ser de materiais impermeáveis, não tóxicos, não absorventes, fáceis de limpar e desinfetar e deverão ser de cores claras. Os tetos deverão ser concebidos e construídos de maneira a evitar acumulação de sujeiras, de água de condensação e de fácil limpeza e desinfecção. Os portões, portas e janelas deverão ser suficientemente largos para fins a que se destinam.
5.2 Zona reservada aos animais: Deverá ser dimensionada com numero suficiente de espaços e locais para todos animais