Inovações pedagógicas
AVALIAÇÃO NO ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO: LEVANDO O AMBIENTE
DE TRABALHO PARA DENTRO DA SALA DE AULA
RESUMO
O presente relato apresenta uma experiência pedagógica aplicada no curso de
Administração de uma instituição de ensino superior, motivados pela dificuldade docente de trabalhar o desenvolvimento de competências em turmas heterogêneas e avaliação de resultados de aprendizagem. Um formulário intitulado livro caixa foi utilizado como estratégia de registro de assiduidade e desempenho discente. A experiência foi estruturada em quatro fases: planejamento, execução, ajuste e avaliação final. O método apresentou resultados positivos de índice de aprovação (média de 86% por turma), redução da evasão (média de 5,49% por turma) e altos níveis de freqüência dos alunos (91,3%). Entretanto, o professor manipula uma grande quantidade de documentos para controle do método, necessitando, portanto, de auxílio operacional para realização da técnica. Recomenda-se que os índices investigados sejam comparados com métodos tradicionais e mensurar a percepção do aluno sobre o rendimento do aprendizado.
Palavras-chave: aprendizado, avaliação, aprendizagem de adultos, estratégia pedagógica
1. O LAMENTO DOCENTE TRANSFOMADO EM MOTIVAÇÃO DO
ESTUDO
O desenvolvimento econômico do Brasil tem se configurado em algumas conseqüências importantes nas mais diversas áreas que fazem parte da sociedade.
Na educação, por exemplo, esta linha de crescimento se traduziu em um aumento na quantidade de instituições privadas e públicas autorizadas em seu funcionamento, o que consequentemente se reverteu em ampliação no número de vagas no ensino superior (MORSOLETO, 2008).
No ensino público, não apenas a construção de novas universidades, mas o incentivo à formação técnica, a criação dos institutos e a investidura em cursos tecnólogos, com finalidade de formação em nível superior em curto período, foram
aspectos que