Inovação com material betuminoso
A grande vantagem da utilização do asfalto nesse caso, em detrimento de outros materiais mais comumente utilizados em outras barragens brasileiras, como a argila, é a menor vulnerabilidade do asfalto em relação à presença de umidade, o que permite maior velocidade de execução das obras, mesmo em períodos chuvosos.
2 Histórico
A primeira barragem com face de concreto betuminoso do mundo foi construída em 1930, na Alemanha.
A partir de 1970, na Noruega, devido à escassez de argilas no território daquele país, se deram início a estudos mais aprofundados sobre a utilização de núcleo de concreto asfáltico (NCA) em barragens de enrocamento. No mesmo ano, foi construída, na China, a primeira barragem com núcleo de asfalto.
No intervalo entre 78 e 93, foram construídas na Noruega cinco grandes barragens com NCA, sendo a maior delas com 125m de altura.
Até 2011 foram construídas 89 barragens com NCA em 20 países ao redor do mundo.
Em 2007, foi construída a primeira barragem brasileira utilizando a técnica. A barragem da hidrelétrica Foz do Chapecó.
3 BARRAGEM DE ENRONCAMENTO COM NÚCLEO ASFÁLTICO
Para que fosse possível utilizar o concreto asfáltico em substituição aos solos argilosos em núcleo de barragem no Brasil, foi realizada detalhada pesquisa sobre o tema, com participação importante de pesquisadores do Departamento de Apoio e Controle Técnico e da Universidade de Brasília.
A técnica de utilização do concreto betuminoso usinado a quente como núcleo em barragens já é utilizada largamente em outros países, de forma que o objetivo das pesquisas era atestar a viabilidade de aplicação da mesma técnica, e a dosagem