The health
No âmbito dos objectivos de ecoeficiência, protecção do meio ambiente e inovação do Grupo Mota-Engil, têm sido desenvolvidos diversos projectos de valorização de resíduos provenientes das várias actividades que o Grupo desenvolve, particularmente no domínio da construção. Algumas das áreas de intervenção são apresentadas de seguida.
Reciclagem de misturas betuminosas com betume borracha
Os pneus usados constituem um resíduo altamente poluente e com poucas alternativas de valorização. No entanto, a utilização de borracha triturada proveniente de pneus usados para modificação das propriedades do betume utilizado no fabrico de misturas betuminosas tem conhecido consideráveis desenvolvimentos em Portugal e na Europa.
Para além da reconhecida vantagem ambiental, existem benefícios técnicos bastante interessantes, nomeadamente: aumento da resistência à fadiga e diminuição da propagação de fissuras e do envelhecimento da mistura betuminosa. Estas características contribuem também para uma redução do ruído provocado pela interface pavimento/pneu, resultado particularmente relevante para zonas urbanas.
Através da sua participada PROBIGALP, a Mota-Engil detém experiência neste domínio, em particular no que se refere ao estudo das características do betume modificado com borracha (BMB). A aplicação mais relevante desta técnica dentro do grupo aconteceu no IC24 - Sublanço Freixieiro/Alfena. Nesta obra rodoviária na zona do Grande Porto foi aplicada uma mistura betuminosa fina descontínua em camada de desgaste com Polybetume C2, o betume modificado com borracha de pneus desenvolvido pela PROBIGALP.
Valorização de finos de pedreiras
No âmbito do protocolo celebrado com o Laboratório Nacional de Engenharia Civil, está em curso um programa de investigação, em que também participa a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, para a valorização dos finos resultantes da lavagem de agregados provenientes dos centros de produção das Pedreiras