Inorganica
Contaminação de peixes através de efluentes de fábricas. Contaminação do ar pela poeira do mercúrio. Contaminação de alimentos pelo uso de compostos organo-mercúricos que impedem o crescimento de fungos. Contaminação de rios e lagos pela extração de ouro. Os problemas provocados pela contaminação do mercúrio são agora melhor compreendidos. Embora os sais inorgânicos de mercúrio sejam tóxicos, sua toxicidade é menor que a de compostos alquil ou arilmercúricos. Contudo, é necessário impedir a contaminação ambiental com compostos inorganicos de mercúrio pois podem ser metilados por bactérias presentes nos rios, lagos e mares. Algas, moluscos e peixes podem concentrar as pequenas quantidades presentes no meio, por um fator de 2 a 10 vezes. Hg-Me2 e Hg-Me+ são ambos muito estáveis e persistem por um longo tempo por terem ligações Hg-C fortes. Explique como o metal Zn é usado no método de obtenção do Cd.
O cádmio é encontrado em quantidades traço na maioria dos minérios de zinco, sendo extraídos dos mesmos. O minério é tratado de modo a formar uma solução de ZnSO4, contendo uma pequena quantidade de CdSO4. Então, o metal Cd é precipitado adicionando-se um metal mais eletropositivo, que o desloca da solução. Quando Zn em pó é adicionado à solução de ZnSO4/CdSO4, o Zn é oxidado e se dissolve, enquanto o Cd metálico é precipitado. Que evidencias experimentais sugerem que a estrutura do íon mercúrio (I) é Hg2+ e não Hg+?
O íon monovalente Hg+ não existe, pois os compostos de mercúrio (I) não se dimerizam. Assim, o cloreto de mercúrio (I) contém o íon [Hg-Hg]2+, onde os íons Hg+ se ligam utilizando seus elétrons s. Compare o comportamento químico dos elementos cobre, prata e ouro.
Os metais do grupo 11 (Cu, Ag e Au) apresentam as maiores condutividades elétricas e térmicas conhecidas. São