Inorganica
DISCIPLINA: QUÍMICA INORGÂNICA EXPERIMENTAL
DOCENTE: ANA CRISTINA FACUNDO DE BRITO PONTES
PREPARAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE UMA BASE
NATAL-RN
ABRIL 2013
INTRODUÇÃO
Na natureza existe um conjunto de substâncias químicas que apresentam propriedades químicas semelhantes, denominadas propriedades funcionais. As principais funções inorgânicas que existe são: ácidos, bases, sais e óxidos. Porém nesse relatório, só será feita uma pequena abordagem a respeito de ácidos e bases. É relevante dizer que como esses grupos funcionais apresentam propriedades parecidas, elas se comportarão de maneira semelhante em uma reação porque apresentam uma característica comum em sua estrutura.
Para saber da existência de tais grupos, e as características que esses grupos tinha em comum, os cientistas da época tentavam encontrar as características que lhe eram comum. Percebeu-se que ácidos tinham sabor azedo e bases eram substancias que possuíam sabor adstringente.
Com o passar do tempo, sentiu-se a necessidade de formalizar esses conceitos com algo mais concreto do que apenas o sabor que elas possuíam. Veio então a primeira definição formal para ácidos e bases em 1880 com um químico de nome Svant Arrhenius, que observou a presença de íons H+ estava relacionado com substancias acidas e que a presença de íons OH- está relacionado com substancias básicas. Entretanto esse conceito de limitava a soluções aquosas. Décadas depois, em 1923 Bronsted e Lowry formularam uma teoria mais ampla na qual se definiu que ácidos são espécies químicas capazes de doar prótons e bases são espécies químicas capazes de receber esses prótons. No mesmo ano Lewis propôs uma definição mais abrangente baseado em conceitos eletrônicos. Ele propôs que ácidos são espécies químicas capazes de receber elétrons e base, são espécies capazes de doar elétrons. A definição de Lewis é tida como a mais aceita, pois engloba as definições de Arrhenius e de