As Marcas da Humanidade - “The Human Footprint”
Curso: Engenharia Eletrônica
Disciplina: Engenharia e Sustentabilidade
Acadêmico: Guilherme Rafaeli Sgaria
As Marcas da Humanidade - “The Human Footprint”
O documentário “The Human Footprint” tem como objetivo nos alertar da quantidade excessiva de alimentos que consumimos, apresentando como defesa números que correspondem ao período de uma vida inteira de consumo. Além disso, ele avisa sobre a quantidade exorbitante de lixo que produzimos diariamente entre outras ações que realizaremos ao longo de nossa vida.
O vídeo começa mostrando um pouco da diversidade que existe no nosso planeta, mas que por mais diversificados que possamos ser, quando o assunto é consumo isso se torna algo em comum entre todos os continentes do globo.
Em vários momentos, com o intuito de chocar o telespectador, o diretor do documentário coloca em uma única cena, um certo produto que a sua quantidade varia do quanto consumimos ele ao longo de toda nossa vida. Os resultados são surpreendentes.
Conforme o vídeo vai passando, o foco sobre comida muda para o quesito da linguagem e relacionamentos com pessoas. Com números bastante curiosos, tomamos conhecimento da quantidade de palavras em média que temos em nosso vocabulário e a maneira como a usamos para dialogar com o mundo.
Ao fim do filme, o diretor faz uma breve revisão de tudo o que foi visto ao longo dos 45 minutos, e justifica que todas as informações que foram apresentadas foram usadas para mostrar como será nossa vida em termos materiais.
Ao meu ver o filme tem bastante familiaridade com o que vimos até hoje nas aulas ministradas, pois mostra informações atualizadas, apresenta uma certa preocupação com o futuro do planeta e da raça humana, e tem o intuito de alertar a todos os telespectadores com imagens e números.