Calculo Da Pegada Leonardo
Calculo da Pegada Ecológica na Construção Civil
Técnico de Edificações
Tubino
Esteio, 12 de dezembro de 2014.
Introdução
A Pegada Ecológica de um país, estado, cidade ou pessoa corresponde ao tamanho das áreas produtivas terrestres e marinhas necessárias para produzir e sustentar determinado estilo de vida. É uma forma de traduzir, em hectares, a extensão do território que uma pessoa ou população de uma cidade, estado ou país utiliza, em média, para sustentar suas formas de alimentação, moradia, locomoção, lazer, consumo, entre outros. Atualmente, boa parte dos países já conta com o cálculo da pegada, que também pode ser feito de maneira individual. A metodologia está sendo aplicada em várias cidades do mundo. No Brasil, Campo Grande foi a primeiro município a adotar o cálculo.
A Pegada ecológica no Brasil
A Pegada Ecológica é uma metodologia utilizada para medir os “rastros” que nós deixamos no Planeta a partir dos nossos hábitos de consumo. O cálculo já é feito para os países e agora começa a ser ampliado para um nível mais local, para as cidades. Algumas cidades do mundo estão testando a metodologia, mas, no Brasil, é a primeira vez que ela é desenvolvida para uma cidade e Campo Grande é a pioneira nesse trabalho.
O objetivo não é somente calcular a Pegada Ecológica do município, mas estabelecê-la como uma ferramenta de gestão ambiental urbana. O cálculo é uma parte fundamental deste processo. Mas para dar sentido ao indicador, a população deve ser mobilizada para compreender seu significado e desenvolver – a partir da discussão sobre os resultados – estratégias de mitigação em conjunto com os setores público e privado. Desta forma, o cálculo não se restringirá a um exercício de contabilidade ambiental e se tornará uma ferramenta que estimulará a população a rever seus hábitos de consumo e escolher produtos mais sustentáveis, além de estimular empresas a melhorarem suas cadeias produtivas.