Ciências Ambientais - UNIDADE 02
Podemos ter um panorama dos fundamentos e marcos históricos da educação ambiental observando os eventos descritos a seguir.
1972
A Conferência da Organização das Nações Unidades (ONU) sobre o Ambiente Humano - Conferência de Estocolmo gerou a “Declaração sobre o Ambiente Humano”, onde o desenvolvimento da educação ambiental é o elemento crítico para o combate à crise ambiental do mundo.
1975
A Conferência de Belgrado teve como produto final a Carta de Belgrado, constituída por: princípios e orientações para o programa de educação ambiental mundial; nova ética global (erradicação da pobreza, da fome, do analfabetismo, da poluição e da dominação e exploração humanas); e novo modelo econômico para o desenvolvimento global, no qual a educação ambiental é a alavanca propulsora do desenvolvimento.
1977
Primeira Conferência Intergovernamental em educação ambiental, conhecida como Conferência de Tbilisi, definiu objetivos, características e estratégias pertinentes nos planos nacional e internacional. Foi colocada também a importância das comunidades e dos indivíduos no senso de responsabilidade e esforço na solução de problemas para a construção de um futuro melhor.
Se todos nós somos parte do meio ambiente, sofrendo suas influências e atuando sobre ele, é justo que apenas alguns indivíduos trabalhem para a solução dos problemas ambientais enquanto outros praticamente só contribuam para agravá-los?
1987
O Congresso Internacional de Educação e Formação Ambientais discutiu as estratégias internacionais de ação para educação e formação ambientais para os anos 90; a questão da interdisciplinaridade; e a necessidade de uma nova ética global, que deveria se desenvolver a partir da internalização dos valores pela comunidade.
1988
A Declaração de Caracas discutiu sobre a gestão ambiental na América e denunciou a necessidade de se mudar o modelo de desenvolvimento.
1992
Na Conferência das Nações Unidas sobre