cartografia existente
PROFª NAJLA LUCRESIA RIBEIRO
Cartografia Urbana
Cartografia
(do grego chartis = mapa e graphein = escrita) é a ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas. É a ciência e arte que estuda como preparar, organizar, elaborar e interpretar mapas ou cartas geográficas.
Orientação
Se orientar no espaço terrestre, sempre foi uma preocupação do ser humano. Desde o começo da humanidade, tinha a necessidade de traçar rotas comerciais, rotas de navegação, e daí em diante as necessidades iam aumentando. Por isso, a localização dos fenômenos geográficos sempre foi uma verdadeira necessidade ao homem.
Mapa é uma imagem reduzida dos elementos que constituem certa superfície terrestre. Com um pouco de imaginação e interpretação é possível ler e saber o que o mapa nos apresenta.
Cartografia Urbana
Coordenadas Geográficas
O nosso planeta é cortado por linhas imaginarias que tem como função
localizar qualquer lugar na superfície terrestre. Para isso, foi determinado as coordenadas geográficas, a latitude e longitude.
Latitude
É a distancia, em graus, de qualquer lugar da superfície até o Equador, distancia que varia de 0 a 90° N ou S. Podemos a partir do Equador, traçar círculos paralelos (imaginários), diminuindo de tamanho conforme se afastam para o norte ou para o sul.
Longitude
É a distancia de qualquer lugar da superfície ao meridiano de Greenwich, variando de 0 a 180° para o leste ou para o oeste.
Isto se dá, porque o meridiano 0° divide a Terra em 2 hemisférios, ocidental
(oeste) e oriental (leste). O meridiano de 0° passa pelo observatório astronômico de Greenwich, por isso o nome de meridiano de Greenwich. Todos os meridianos tem o mesmo comprimento, pois se encontram nos pólos.
Cartografia Urbana
Os mapas
Necessidade de se orientar na superfície da Terra.
Os mapas antigos ou medievais, eram feitos sob a influencia religiosa, por isso tinham
apenas