como escrever um Artigo Cientifico
DAS PARTES PARA O TODO
por
António Dias de Figueiredo
Departamento de Engenharia Informática
Universidade de Coimbra
3030 Coimbra, Portugal adf@dei.uc.pt Resumo - Apresentam-se, de forma sintética, os principais cuidados a ter na escrita de um artigo científico. Para esse efeito, descrevem-se e comentam-se, sequencialmente, as sucessivas componentes de um documento desta natureza. Pensa-se que esta abordagem constituirá um bom auxiliar para os autores que pretendam reforçar a coerência e adequação dos seus artigos científicos.
Palavras chave - Comunicação profissional, escrita de artigos científicos.
1. Introdução
É hoje prática corrente um engenheiro, mesmo que não se dedique à carreira de investigação, escrever artigos destinados a conferências da sua especialidade. Como as conferências de engenharia satisfazem, em geral, a tradição das conferências científicas, é importante que o engenheiro saiba respeitar o formato típico dos artigos científicos. É neste contexto que se pretende sensibilizar o engenheiro/autor para os aspectos essenciais da escrita de artigos científicos. Existem excelentes obras sobre o tema, que o leitor terá todo o proveito em consultar, como o Manual for Writers, de Kate Turabian [3], produzido na linha do Chicago Manual of Style [1]. Em português, o livro Redacção e Apresentação de Trabalhos Científicos [2], de Pedro Serrano, é uma referência útil. O presente texto procura esclarecer, de forma muito sintética, como se estrutura e redige um artigo científico. A abordagem seguida centra-se na descrição de cada uma das principais componentes de um artigo científico, desde o título até às referências.
2. Componentes de um artigo científico
As diversas componentes de um artigo científico são aqui apresentadas pela ordem segundo a qual são lidas. Convém notar que esta ordem não corresponde, de modo nenhum, à sequência pela qual elas são escritas. Na prática, as conclusões, a introdução