Geologia para engenharia
Geologia para Engenharia
Geologia (geo = terra + logos = estudo)
Podemos definir geologia como a ciência que estuda a Terra em todos os seus aspectos, isto é, a constituição e estrutura do globo terrestre, as diferentes forças que agem sobre as rochas, modificando assim as formas do relevo e a composição química original dos diversos elementos, a ocorrência e a evolução da vida através das diferentes etapas da história física da terra.
1
17/02/2014
Resumindo:
Ciência da terra que trata de sua origem, composição (estrutura), de seus processos internos e externos e de sua evolução, através do estudo das rochas.
É objeto da Geologia o estudo dos agentes de formação e transformação das rochas, da composição e disposição das rochas na crosta terrestre. Geologia com a Engenharia Busca:
Recursos Minerais e Energéticos
Resolver problemas Ambientais
Água subterrânea para ateder às necessidades do crescimento explosivo das comunidades e indústrias
Monitorar a poluição da água da superfície ou do lençol freático e sugerir os meios de tratalos
identificar áreas seguras para localização de barragens, áreas para disposição de resíduos, usinas de energia e projetos de construções resistentes a terremotos Áreas de ocupação e planos de emergência em desastres naturais.
2
17/02/2014
GEOLOGIA GERAL
PARTE FÍSICA:
Mineralogia: Estudo das propriedades cristalográficas (forma e estrutura), físicas e químicas dos minerais, bem como sua classificação.
Petrografia: Se ocupa com a descrição e classificação das rochas, analisando sua origem, composição química, minerais que as compõem, estado de alteração, etc...
Sedimentologia: Estudo dos sedimentos, sua origem, transporte, deposição, bem como seu modo de ocorrência na natureza.
Estrutural: Investigação dos elementos estruturais presentes nas rochas e causados por esforços. Ex: fraturas, falhas, dobras, orientação de minerais , etc...