Geologia para engenharia
O Intemperismo e a Erosão como processos formadores de Sedimentos
VI.1 - INTEMPERISMO
Embora a crosta terrestre seja formada de rochas, em sua maioria, como já vimos, isso se dá pela porcentagem em volume total da mesma. Entretanto, grandes e extensos afloramentos rochosos não ocorrem de forma contínua, com exceção de algumas regiões (desérticas ou geladas), onde a falta de água ou baixas temperaturas retardam a degradação superficial da rocha.
Sob as condições climáticas tropicais (brasileiras) a temperado as rochas tendem a se decompor, formando o manto de intemperismo, que pode também receber o nome de regolito.
Conceito de intemperismo: o intemperismo nada mais é do que o conjunto de processos que ocorrem na natureza, provocando a alteração e decomposição dos minerais e das rochas, por agentes atmosféricos, químicos, físicos e biológicos. E como resultado deste processo temos em regra a formação de solo.
Fatores:
O principal fator condicionante do intemperismo é o clima. Dentro dele podemos classificar como agentes intempéricos: - a variação de temperatura; a umidade; os ventos; a evaporação e a insolação.
Outros fatores são as diferentes latitudes e altitudes, topografia, as correntes marítimas ( p.ex. Serra do Mar), distribuição de águas nos continentes.
Serra do Mar – A topografia age de forma condicionante na modificação do clima local. Uma corrente de ar saturada de umidade vinda do oceano, ascendendo por uma barreira montanhosa, resfria-se, pela expansão que se dá, graças à queda de pressão atmosférica. A diminuição da temperatura faz com que se de a precipitação local (chove aproximadamente 5000 milimetros anuais de chuva).
Em contrapartida os desertos podem ser formados por este mesmo fenômeno, pois estão localizados atrás de cadeias montanhosas que bloqueiam a umidade vinda do mar.
VI.1.1 - Intemperismo Mecânico ou Desintegração Física
O Intemperismo mecânico é a desagregação da rocha in situ e