geologia para engenharia
Introdução 4
Placas Tectônicas 5
Origem das rochas 6
Rochas Ígneas 6
Rochas sedimentares 7
Rochas Metamórficas 8
Formação do solo 9
Intemperismo Físico ou Mecânico 9
Intemperismo Químico 10
Intemperismo biológico 10
Ações do Homem 11
Conclusão 12
Referências 13
INTRODUÇÃO
Este trabalho é voltado para engenharia civil e procura lecionar os motivos que alteram as características da superfície da terra como as ações da natureza e suas resultantes.
Os fatores que contribuem para a alteração da superfície terrestre são aplicados na área de geologia, pois o mesmo tente a estudar os principais fatores que criam as condições para formação do solo e suas principais composições.
Placas Tectônicas
O movimento das placas tectônicas acaba resultando em diferentes formações de relevos como por exemplo a Cordilheira dos Andes, ocorrido pelo choque de duas placas a milhares de anos.
O mesmo também contribui para o surgimento de vulcões, este exala cinzas e lava que são principais componentes para a formação das rochas através de intemperismo físico, químico e biológico.
Outro fator incluído pela ação das placas tectônicas são os terremotos, que podem ter influencia em boa parte da superfície da terra atingida, o mesmo pode abrir fendas na superfície alterando as condições físicas do ambiente.
http://goo.gl/hJYQVX
Origem das rochas
A rocha é um agregado de um ou mais minerais que são sólidos cristalinos inorgânicos, separadas em três grupos, essas são classificadas em rochas Ígneas, rochas metamórficas e rochas sedimentares.
Exemplo de Rocha:
http://goo.gl/l3lZUo
Rochas Ígneas
As rochas Ígneas ou magmáticas são produzidas pelo magma, quando o mesmo é cristalizado pela ejeção vulcânica, enquanto o magma resfria os minerais cristalizam e a rocha resultante é caracterizada pelas suas composições químicas.
Granito:
http://goo.gl/v5amjw
Rochas sedimentares
Rochas