O PAPEL DO PEDAGOGO NA FUNÇÃO DE ORIENTADOR EDUCACIONAL

332 palavras 2 páginas
O PAPEL DO PEDAGOGO NA FUNÇÃO DE ORIENTADOR EDUCACIONAL

A função do Pedagogo na Orientação Educacional é de guiar, nortear e encaminhar os educandos.
As suas atribuições legais do Pedagogo Orientador sob a Lei nº 5.564/68 que regulamentava o exercício da profissão era assistir o aluno individualmente ou em grupo, no âmbito escolar e sistemas escolares da Educação Básica, visando ao desenvolvimento do educando e integrando os elementos que exercem influência em sua formação.No cenário atual onde a tecnologia da informação e comunicação estão presentes, requer mais que conselhos esporádicos individuais, empíricos ou superficiais, pela complexidade dos atos humanos, a orientação necessita de conhecimentos biopsicossociais que contemplem não apenas a dimensão pessoal, mas um trabalho que perpasse a coletividade do contexto escolar.
O Orientador Educacional deve ocupar-se do ser humano em todo os seus níveis, em determinadas época de suas vidas, e em seu meio social, devendo responder aos objetivos atuais da educação, em relação a formação de um aluno consciente ao seu papel no mundo. O Pedagogo orientador deve favorecer a aproximação entre a escola e a comunidade, desvelando os papéis e a influência que o meio exercem na comunidade. O Pedagogo deve desenvolver atividades tais como incentivar os alunos no processo de sua aprendizagem, orientá-los na temática sociais e afetivas, auxiliando nas suas escolhas profissionais, e essas atividades são realizadas em parcerias com os professores, pais e até mesmos com os alunos.
O Pedagogo Orientador caminha para a construção de uma nova prática de atuação, no sentido de mobilizar os educadores para elaboração do projeto politico pedagógico comprometido coma função social da educação e a busca pela emancipação , desenvolvendo o senso crítico e autonomia de seus alunos no contexto do mundo moderno. O pedagogo precisa ser comprometido

Relacionados