Infância
Nossa quinta aula fala sobre a infância segundo etapa do desenvolvimento após o período pré-natal. A compreensão dessa etapa do desenvolvimento (infância) é fundamental para o desempenho profissional do pedagogo. Em nossa aula seis discutiu questões relevantes sobre deficiências e educação especial.
1. Baseado no texto de nossa quinta aula preencha as lacunas abaixo: (0,4)
a) A criança desempenha um papel ativo no processo explorando, descobrindo e escolhendo soluções para as demandas de novas tarefas.
b) À medida que os bebês desenvolvem a confiança básica, o abandonam a preocupação com a disponibilidade da pessoa que cuida dele.
2. Nas alternativas abaixo assinale Verdadeiro(V) ou Falso (F): (0,6)
(V) O adolescente, a princípio, define comportamento correto como aquele de satisfaz ou ajuda outras pessoas e é aprovado por elas. Por volta de metade da adolescência, ocorre mais uma mudança: o jovem passa a considerar várias virtudes sociais abstratas, tais como ser um bom cidadão e ter respeito à autoridade.
(F) Somente no final da infância ou final da adolescência a amizade passa a ser vista como uma relação social estável e duradoura, que exige apoio mútuo, lealdade e confiança.
3. A partir da leitura do texto responda:
1 É correto afirmar que crianças com síndrome de Down , apesar de déficits intelectuais, apresentam capacidade de desenvolverem-se cognitiva e afetivamente? Sim (X) ou Não ( ) Por quê? (resposta no máximo em cinco linhas). (0,4)
Porque apesar de possuírem déficits intelectuais, são sujeitos vivos e com capacidade de se desenvolverem, principalmente em seu primeiro ano de vida.
4 Assinale verdadeiro ou falso nas alternativas abaixo: (0.6)
(V) Os mapas genéticos do cérebro revelam como os genes determinam diferenças individuais e podem lançar luz sobre a hereditariedade de habilidades cognitivas e linguísticas.
(F) O processo de inclusão, benéfico apenas aos alunos com