Psicologia ambiental
A psicanalise,caracteriza-se pelo método interpretativo,que busca o significa oculto daquilo que é manifestado por meio de ações e palavras ou pelas produções imaginárias,como os sonhos,os delírios,as associações livres,os atos falhos.Ela busca o autoconhecimento do paciente podendo,este autoconhecimento,levar a cura do paciente. O objeto de estudo da psicanálise é o inconsciente, o que quebra com a tradição da psicologia como ciência da consciência e da razão. O paciente é analisado e, como nada sabe, ou sabe muito pouco a respeito dos motivos de sua doença, o profissional tem como função lhe ensinar a compreender a composição das formações psíquicas mais complicadas, reduzindo os sintomas que provocam sofrimento.
Objeto de estudo:Inconsciente .
Métodos de estudo:Método interpretativo(ánalise).
Problemas:Fazer com que o paciente se conheça melhor,partindo do individual ser possivel descrever leis gerais,analise e compreensão de fenômenos sociais e individuais.
Sigmund Freud
Sigismund Schlomo Freud(1856 -1939), mais conhecido como Sigmund Freud, formou-se em medicina e especializou-se em Neurologia, tendo logo criado a Psicanálise.
Freud iniciou seus estudos pela utilização da técnica da hipnose como forma de acesso aos conteúdos mentais no tratamento de pacientes com histeria. Ao observar a melhoria de pacientes de Charcot, elaborou a hipótese de que a causa da doença era psicológica, não orgânica. Essa hipótese serviu de base para seus outros conceitos, como o do inconsciente.Freud também é conhecido por suas teorias dos mecanismos de defesa, repressão psicológica e por criar a utilização clínica da psicanálise como tratamento da psicopatologia, através do diálogo entre o paciente e o psicanalista. Freud acreditava que o desejo sexual era a energia motivacional primária da vida humana, assim como suas técnicas terapêuticas. Ele abandonou o uso de hipnose em pacientes com histeria, em favor da interpretação de sonhos e da livre associação,