Atividades profuncionario
Trabalho como vigia noturno de uma creche e, portanto não trabalho diretamente com as crianças, pois o atendimento às mesmas é realizado no período diurno, mas sei que é de fundamental importância minha preparação para contribuir com a educação das mesmas, sendo essa contribuição direta ou indiretamente.
Sei que mesmo sendo vigia tenho um papel de educador, que é fundamental ao se tratar da formação da cidadania do indivíduo, em especial do aluno, considero como requisito principal minha participação efetiva na construção do projeto pedagógico da escola.
Partindo desse princípio, funcionário também tem responsabilidade na formação moral, de valores do aluno, deve estar empenhado em apresentar um conhecimento crítico do que está sendo desenvolvido no trabalho em grupo, de forma que venha somar na prática pedagógica.
Ao me referir à educação moral, o ideal é que ocorra uma reflexão por parte de todos, visto que não há como ter educação sem reflexão.
A formação de valores, hábitos que o indivíduo terá como base por toda a sua vida, em conjunto com a criação familiar, é adquirida em sua maior parte na Educação Infantil.
Devo ressaltar que mesmo trabalhando como vigia de uma creche onde se atende a educação infantil não quer dizer que educadores e profissionais voltados para as demais fases do ensino não são responsáveis pela formação moral do aluno. Pelo contrário, a formação de valores do indivíduo é por toda vida, porém é na fase infantil que são formadas as bases de uma boa educação.
Todo indivíduo, em especial o aluno, necessita de bases morais bem definidas, de forma que saiba como proceder ao se deparar com pequenos ou grandes problemas, questionando o que não lhe é aceito e nem