Emme
1
Aluízio Fontana Margarido
Propriedades dos Aços e sua Classificação
Objetivo
Conhecer as características mecânicas, principalmente em termos de tensões e deformações
Propriedades em Temperatura Ambiente
O aço é um material que apresenta, ao ser submetido a tração, uma fase elástica, em que as deformações não são permanentes. Aumentando-se ainda mais a tensão, passa por um patamar de escoamento e entra em uma fase plástica, onde as deformações são permanentes. A partir deste ponto deixa de ser um material adequado para estruturas. Além disso, a ruptura pode ocorrer sem aviso.
1. Curva Tensão – Deformação Específica f= N/A ε= l/l E = f / ε módulo de elasticidade E = 2050 a 2100 tf / cm² ou E = 205.000 a 210.000 MPa
OA = trecho elástico AB = trecho plástico BC = trecho de encruamento fu = tensão de ruptura fy = tensão de escoamento
O diagrama f x mostra uma relação entre estas duas grandezas através de uma linha definida em um gráfico x/y onde o eixo x representa as deformações e o eixo y representa as tensões. A obtenção do diagrama tensão x deformação deve ser realizada para os diferentes tipos de material podendo ser feita através de um ensaio de tração.
Próximo Capítulo 03 - Perfis Metálicos: Métodos de Obtenção e Padronização
O uso do Aço na Arquitetura
2
Aluízio Fontana Margarido
Realização do ensaio de tração:
1. Toma-se uma barra circular de material homogêneo, com uma determinada seção transversal A0. Sobre esta barra, marca-se dois pontos distantes L0 um do outro.
1.1. Curva Tensão – Deformação para os Aços com Vários Valores de Tensões de Escoamento - fy
Ensaio de Tração antes da Aplicação da Carga
2. Submete-se esta barra a uma força normal N que aumenta gradativamente. 3. Para cada valor de N, calcula-se um LP = L - L0 4. Para cada valor de N, mede-se as modificações no diâmetro.
Ensaio de Tração após a Aplicação da Carga
5. Para cada valor de N, calcula-se a tensão