Infraestrutura Brasileira
Atualmente as organizações buscam ofertar seus produtos e serviços de maneira rápida, barata e melhor que seus competidores. Para tanto, exige-se uma excelente infraestrutura dos modais de transporte, pois são estes que determinam o tempo de entrega. Empresários brasileiros estão perdendo espaço no comércio internacional justamente pela deficiência de tempo, esta, por sua vez é causada pela precariedade dos modais de transporte e o uso excessivo das rodovias. Sendo assim, não sendo possível a eliminação dessa deficiência em curto prazo, empresários e governantes vem buscando novas soluções para sanar este problema ao longo do tempo. Os principais entraves são: Ausência de políticas que sincronizem as ações governamentais e de iniciativa privada. A precariedade da infraestrutura de armazéns e dos modais de transportes. Por fim, a falta de profissionais especializados na área logística e a burocracia, acarretam em grande perda de tempo na hora de comercializar a produção.
O Brasil está entre os principais países em desenvolvimento que apresentam maior potencial de crescimento do mundo. Atualmente está entre os vinte maiores exportadores mundiais e só não possui melhor desempenho por falta de infraestrutura física. Neste sentindo, o grande freio de crescimento é a falta de qualidade dos modais de transporte. O país possui uma boa infraestrutura de informação, mas deixa a desejar na infraestrutura física, principalmente no que diz respeito ao sistema ferroviário, rodoviário e marítimo.
A seguir tem-se apresentação gráfica da participação dos modais de transporte no Brasil.
Fonte: Elaboração própria com base nos dados do Ministério dos Transportes
O quadro atual da estrutura dos transportes de cargas do país tem apresentado muitas limitações à expansão do crescimento econômico. Com problema de transporte existente, o país vem desperdiçando bilhões de reais, com roubos de cargas, ineficiências operacionais, acarretando