Infraestrutura Logística Brasileira
DEPUTADO ARY FOSSEN
Tecnologia em Logística
INFRAESTRUTURA LOGÍSTICA BRASILEIRA
JUNDIAÍ
2014
INFRAESTRUTURA LOGÍSTICA BRASILEIRA
Trabalho apresentado a Faculdade de Tecnologia de Jundiaí Deputado Ary Fossen, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Introdução a Logística.
Professor Orientador: António Manuel
JUNDIAÍ
2014
SUMÁRIO
Conceito
A dimensão continental do Brasil – o terceiro país em extensão territorial nas Américas, com seus 8.547.403 km² – impõe grandes desafios na execução de um projeto de infraestrutura logística capaz de integrar as diversas regiões, formadas por 26 estados, um Distrito Federal e 5.570 municípios. Somam-se a isso a complexidade de um mercado globalizado, a constante evolução tecnológica, a acentuada concorrência entre as redes de negócios, o que imprime um ritmo dinâmico a todo o processo de produção e distribuição. Essa emaranhada cadeia deu origem a novos paradigmas que devem ser absorvidos pelas organizações e pelo poder público. A gestão integrada desse processo pode gerar benefícios em termos de lucratividade, qualidade, produtividade, custo e nível de serviço.
Situação Atual da Infraestrutura Logística Brasileira
O Brasil está entre os principais países em desenvolvimento que apresentam maior potencial de crescimento no mundo. Atualmente está entre os vinte maiores exportadores mundiais e só não possui melhor desempenho por falta de infraestrutura física. O grande freio de crescimento está na falta de qualidade dos modais de transporte.
O país possui uma boa infraestrutura de informação, mas deixa a desejar na infraestrutura física, principalmente nos modais ferroviários, rodoviários e marítimos.
O uso inadequado dos modais acabou gerando uma grande dependência do modal rodoviário, em função dos baixos preços de frete. Apesar da enorme costa e dos rios