PRIMEIROS SOCORROS
Itapaci-Go 22 de novembro de 2014
Aluna: Maria Luiza da silva Penha
Instrutor: Clesio
PRIMEIROS SOCORROS
Introdução: Seja qual for o trabalho desempenhado pelo o brigadiasta, é possivel que ele seja acionado para atender e socorrer vitimas dos mais variados acidentes. Nessas horas, é importante que ele saiba atuar para realmente ajudar o acitentado, pois o socorro inadequaldo pode muitas vezes significar o agravamento das lesões sofridas pelas vitimas ou mesmo a sua morte. As tecnicas de primeiros socorros não requerem equipamento sofisticado para o seu correto emprego, ate porque nem sempre o brigadista ira contar a todo momento, com um estojo/bolsa de emergencia, por tanto, é importante que ele saiba utilizar os
”meios de Fortuna”, ou seja objetos encontrados no propio local do acidente Imporvisá-los com meios auxiliares no socorro.
Primeiros Socorros:
É importante que se conheçam os mecanismos da injúria. Certas lesões são "comuns" a certos tipos de acidentes: fraturas são associadas a quedas e colisões; queimaduras são freqüentes em incêndios e explosões; perfurações dos tecidos moles do corpo, costumam ser provocadas por ferimentos à bala; e assim por diante.
Assim, as lesões decorrem, em geral, de colisão de veículos, quedas, incêndios, explosões, assaltos (coronhadas, navalhadas, tiros, etc.), afogamentos e acidentes de barco, arma de fogo, envenenamentos, acidentes com máquinas, eletricidade (inclusive raios), picadas e mordidas de animais, e outras causas. Acontece que, muitas vezes, o acidente ocorre quando a vítima está sozinha e, chegando auxílio, o Socorrista depara-se com aquela pessoa inconsciente e não sabe, de imediato, a causa da lesão e / ou da gravidade da mesma.
Atendimento Pré-Hospitalar: Conjuntos de procedimentos realizado por profissional capacitado, no local de emergencia e durante