A SITUAÇÃO O DA INFRAESTRUTURA BRASILEIRA
Atualmente as estradas do Brasil se encontram em péssimos estados, a falta da infraestrutura gera um grande prejuízo ao país economicamente como mostra as pesquisas apresentadas no artigo da revista remade que aponta que O Brasil perde o equivalente a US$ 83,2 bilhões por ano com custos logísticos e isso representa uma porcentagem significativa no PIB Brasileiro. Devido a esses problemas creio que todos nós somos prejudicados pela falta de infraestrutura adequada já que estamos sujeitos a acidentes nas estradas devido aos buracos, falta de muretas de proteção, sem contar no tempo adicional gasto no percurso o que afeta principalmente as empresas que buscam ofertar seus produtos e serviços de maneira rápida e para isso é necessitam de uma boa infraestrutura dos modais de transporte, pois são estes que determinam o tempo de entrega e até mesmo diferenciais de custos finais. Os Empresários devem reconhecer a logística como um dos principais fatores de competitividade, pois muitos perderam espaço no mercado por falta de eficiência logística.
De acordo com o Plano Nacional de Logística e Transporte (PNL), há projetos de melhoramento dos modais, principalmente das rodovias e ferrovias. Além do governo, empresários estão investindo em novas tecnologias e numa maior integração da cadeia de suprimentos, para que assim reconquistem o seu espaço. Isso irá beneficiar não somente as empresas como a todos os brasileiros já que haverá uma perca menor do PIB em custos de logística.
Pesquisas realizadas sugerem que o Brasil está entre os principais países em desenvolvimento que apresentam maior potencial de crescimento do mundo e também entre os vinte maiores exportadores mundiais e só não possui melhor desempenho por falta de infraestrutura física, outro problema que a péssima infraestrutura traz ao país e é mais um motivo para melhorias, pois, exportação é