Informações sobre gerações
Geração “baby boomer”- nasceu depois do fim da segunda guerra mundial (décadas de 40 e 50). Tem como característica a construção de uma carreira sólida, com fidelização ao trabalho. Uma carreira que realiza e não necessariamente oferece apenas aporte material. Preocupada com o dever, a segurança em permanecer muito tempo em uma empresa. Hoje, muitos desses se encontram em posições de chefia, diretoria ou presidência. Aprenderam a chamar os mais idosos de “senhor e senhora”, pedir a benção, ver nos mais velhos uma figura de autoridade.
Geração X – nasceu na segunda metade dos anos 60 e década de 70. Brasil vivia a ditadura militar e, em seguida, as Diretas Já, com a volta da democracia. Época da AIDS, dos grupos de jovens músicos revolucionários, geração Coca-cola, com a tecnologia entrando de vez em casa. Apesar das mudanças de moedas, época de TV com controle remoto, videocassete, os primeiros PCs. Essa geração quer trabalhar mais, para ganhar mais dinheiro. Apegado aos títulos, aos cargos, às posições, mérito de muito esforço que teve. Tem uma certa resistência à tecnologia, não é tão conectado à inovação, e tem sua forma própria de trabalhar, focada.
Geração Y – nasceu meados da década de 80 e toda década de 90. Já tem na bagagem uma democracia feita e uma economia aberta, com fortalecimento do real. O computador e o celular já chegam com força total. A internet abriu as portas para essa nova geração, que está voltada para o prazer. Não quer um trabalho sisudo, fechado, nem um chefe que determina apenas suas tarefas, sem que ele possa participar,