Informações Nutrição
Por apresentar compostos bioativos, os nutrientes contidos no brócolis pode prevenir o desenvolvimento de vários tipos de câncer, como de estômago, esôfago, pulmão, faringe, útero, pâncreas e cólon.
Rico em cálcio, sendo uma ótima opção para substituir o leite. Contém mais Vitamina C que a laranja. Possui boas quantidades de ácido fólico, importante na gestação, para a replicação celular e bom funcionamento do sistema nervoso.
Excelente fonte de Vitamina A, essencial para a visão, pele, sistema imune e reprodução. É rico em minerais como ferro, selênio, magnésio, fósforo, cromo e potássio. O cromo e magnésio, por sua vez ajudam a regular a insulina e o açúcar no sangue, prevenindo diabetes. As fibras presentes em todo vegetal ajuda no bom funcionamento intestinal e tem função na redução do colesterol ruim na aceleração da eliminação do estrogênio do organismo. Os carotenóides presentes em grandes quantidades no brócolis (betacaroteno, luteína e zeaxantina) são poderosos antioxidantes que podem ajudar a prevenir doenças relacionadas com o envelhecimento e neutralizar os radicais livres. O brócolis também possui fotoquímicos conhecidos por proteger o organismo contra vários tipos de câncer. Algumas pesquisas também já evidenciaram que o consumo desta hortaliça pode minimizar os riscos de catarata, reduzir o colesterol e prevenir doenças cardiovasculares. Existem muitas razões para consumir brócolis freqüentemente. Ele possui em média 5g de fibras alimentares por xícara, com 25 calorias por xícara cru ou 15 calorias por ½ xícara cozido. Ainda é uma