Informação do mercado consumidor de chocolates
Dentre os aspectos que influenciam o comportamento do consumidor estão os fatores culturais, fatores sociais, fatores pessoais e fatores psicológicos. Quando o assunto é faixa etária, os jovens entre 12 e 24 anos representem 81% do consumo do chocolate.
Conforme dados do IBOPE Mídia, as mulheres lideram o consumo de chocolates e representam 55% dos consumidores seguido por 45% dos homens, os solteiros também são maioria com 75% declararam ter comido o doce nessa ultima semana, as pessoas de acima de 65anos totaliza apenas 4%.
Os moradores da capital federal estão no topo do ranking com 73% do consumo. O segundo lugar fica dividido entre os moradores de Recife, São Paulo e Salvador empatados com 71% de pessoas entrevistadas relataram ter comido o doce nos últimos sete dias. O Rio de Janeiro aparece em ultimo lugar com 60% de pessoas que consumiram nos últimos sete dias. Atualmente, 67% dos brasileiros afirmam consumir habitualmente os mais variados tipos de chocolate, sendo que, em média, são consumidas 10 unidades por semana. O tablete puro tem a preferência da maioria (82%) e os bombons vêm logo em seguida, consumidos por 72%.
De acordo com as pesquisas realizadas para desenvolvimento deste trabalho onde ressaltamos os resultados da classe C que está entre as que mais consomem chocolate no país. A classe C que ganha em media R$ 1.200,00 por pessoa e gastam em media 5,6% do seu salário mensal com a compra de chocolates.
Mas no mês da páscoa o consumo do produto tem um aumento significativo, pois um dos símbolos da data é o ovo de páscoa, neste ano o aumento nas vendas foi de aproximadamente 27%.
2.1 Histórico de evolução do mercado consumidor
De acordo com pesquisas divulgadas recentemente o consumo de chocolate vem crescendo constantemente em media 10% ao ano, vários fatores contribuem para esse aumento dentre eles o grande crescimento da massa salarial no Brasil juntamente com a expansão de renda e o aumento dos empregos