Fontes
Matéria: História da tecnologia.
Professor: Ricardo Pinto.
Alunos:
José Augusto Martins Junior. Bruno Carmelo Gama Priante José Marques ( nome incompleto) Cristiano (Nome incompleto)
Introdução.
Neste trabalho serão abordadas todas as fontes alternativas de energia, onde será explicado seu funcionamento, suas viabilidades, onde serão mostradas como solução para a geração de energia no futuro, pois os meios mais comuns de geração de energia são aquelas provenientes de queima de combustíveis fosseis, ou por meio da cinética aproveitando o movimento da água (hidrelétrica) para a movimentação das pás das turbinas que geram energia, hoje em dia a humanidade está conseguindo gerar energia da natureza através dos ventos, rios, marés e vulcões que são benéficos ao meio ambiente, alguns o investimento é muitos caro, mas outros tem seus custos recuperados em poucos anos.
FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA
No Brasil a maior quantidade de energia elétrica produzida provém de usinas hidrelétricas (cerca de 95%). Em regiões rurais e mais distantes das hidrelétricas centrais, têm-se utilizado energia produzida em usinas termoelétricas e em pequena escala, a energia elétrica gerada da energia eólica.
Neste artigo vamos dar uma visão geral das fontes alternativas de energia elétrica: hídrica, térmica, nuclear, geotérmica, eólica, marés e fotovoltaica.
Energia hídrica
Nas usinas hidrelétricas, a energia elétrica tem como fonte principal a energia proveniente da queda de água represada a uma certa altura. A energia potencial que a água tem na parte alta da represa é transformada em energia cinética, que faz com que as pás da turbina girem, acionando o eixo do gerador, produzindo energia elétrica.
Utiliza-se a energia hídrica no Brasil em grande escala, devido aos grandes mananciais de água existentes.
Atualmente estão sendo discutidas fontes alternativas para a produção de energia