Informatica
1- Conceito de juntura e articulação
Dá-se o nome de articulações ou junturas a maneira pela qual os ossos estabelecem contato entre si constituindo as dobradiças que, sob a ação dos músculos, permitem os movimentos do corpo. Os ossos podem articular-se pelas suas faces, pelas suas margens e pelas suas extremidades.Os ossos longos articulam-se pelas extremidades Ex.: o fêmur com a tíbia. Os ossos curtos articulam-se pelas suas faces. Ex.: os ossos do carpo e do tarso. Os ossos planos articulam-se pelas margens. Ex.: os ossos do crânio. Faz exceção todavia o osso do quadril que se articula com a cabeça do fêmur pela face.
2- Origem e divisão das articulações
As articulações classificam-se segundo a natureza do tecido que se interpõe às superfícies dos ossos que a constituem e de acordo com o movimento realizado pelas articulações. De acordo com sua estrutura, as articulações podem ser classificadas em três tipos: fibrosa, cartilaginosas e sinoviais.
2.1 Articulações fibrosas
Incluem todas as articulações nas quais os ossos são mantidos juntos por tecido conjuntivo fibroso. Há muito pouco movimento entre as extremidades dos ossos, e não se executa nenhum movimento apreciável (SINARTROSES (SYN = junto com união; ARTHRON = articulação), isto é, uma articulação imóvel. Movimentos de pequena amplitude são, de fato, executados em algumas sinartroses. Há dois tipos principais de articulações fibrosas: Suturas e Sindesmoses. Existe ainda as Gonfoses.
a) Suturas - Há pequena quantidade de tecido fibroso interposto aos ossos. Aparecem na maioria dos ossos planos do crânio. Na maturidade, as fibras da sutura começam a ser substituídas por osso ( SINOSTOSE (isto é, manter unido por osso).
OBS: Fraturas do crânio são bastante comuns em um adulto, mas muito menos em crianças. O crânio de uma criança é elástico aos golpes por causa da natureza do osso e da camada de tecido conjuntivo fibroso no interior das suturas. O crânio de um adulto