Informatica e educacao
COMPUTADOR E EDUCAÇÃO por Wesley José Silva
Setembro, 2004
A informática hoje vem sendo uma das soluções a ser implantada na didática de ensino aprendizagem, tendo como alvo a ser atingido, os docentes e, principalmente os de nível superior. O objetivo geral deste estudo é mostrar que os estudantes de nível superior estão caminhando para uma dependência do sistema de informação, fazendo da mesma uma ferramenta indispensável na aprendizagem e futuramente no ensinamento, se o mesmo for se tornar um educador. Os objetivos específicos, que foram perseguidos por este estudo em questão, estão relacionados às ferramentas pedagógicas ligadas à informática que estão se tornando cada vez mais indispensáveis para o aluno. A principal ferramenta é o computador que dá a possibilidade de pesquisas e facilita o acesso às informações que jamais poderiam ser adquiridas com tal rapidez sem a utilização do mesmo.
Por que a informática é uma das soluções a serem implantadas na didática de ensino e aprendizagem? Para encontrar uma resposta satisfatória, foi preciso analisar a informática com a finalidade a ser utilizada na educação.
Entender o binômio “Computador e Educação”, e ter em vista o fato de que o computador se tornou um instrumento, uma ferramenta para aprendizagem, desenvolvendo habilidades intelectuais e cognitivas, levando o indivíduo ao desabrochar das suas potencialidades, de sua criatividade, de sua inventabilidade. O produto final desse processo é
1
a formação de indivíduos autônomos, que aprendem por si mesmos, porque aprenderam a aprender através da busca, da investigação, da descoberta e da invenção.
Por isso, existe informática nas universidades, tanto para alunos quanto para professores. Essa nova tecnologia tornou-se um importante meio de estudo e pesquisa. Os alunos de ensino superior, ao utilizarem o computador entram em um ambiente multidisciplinar e interdisciplinar, ou seja, ao invés de