Influências e Perspectivas no Processo Ensino/Aprendizagem
Thuane Gandolfi ¹
1. RESUMO
O presente texto discorre a cerca da importância e influência da afetividade no processo ensino-aprendizagem, bem como na relação professor aluno. Pretende-se ampliar a definição de afetividade compreendendo que a partir desse conjunto de sentimentos e sensações se torna possível significar as atividades cotidianas. É, de fato, fundamental ao docente compreender que o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança caminham juntos e a aprendizagem ocorre quando o aluno é afetivamente envolvido pelos processos e objetos de estudo.
Palavras-chave: Afetividade, processo ensino/aprendizagem, relação professor/aluno.
2. INTRODUÇÃO
Compreender o que está envolvido na relação professor/aluno e no processo ensino/aprendizagem é um passo importante rumo ao sucesso do ensino. No entanto, não significa ser uma tarefa fácil. Este artigo tem por objetivo atentar o olhar especialmente para uma das dimensões do ser humano que é também elemento indispensável nesse processo (ensinar-aprender), a Afetividade.
Sob o olhar dos muitos pesquisadores que dedicaram seus estudos para compreender a influência da afetividade em sala de aula e como esta pode ser determinante em relação a aprendizagem, ao longo deste trabalho será apresentado a abordagem de filósofos e estudiosos da educação, sendo no primeiro momento construídas definições para afetividade e reflexões sobre o assunto. Por fim, será possível identificar o desenvolvimento emocional da criança e a relação propriamente dita entre aprendizagem e afetividade.
Assim, o objetivo principal deste trabalho é compreender o significado de afetividade, bem como sua influência nos processos educativos, de maneira especial na relação estabelecida entre discentes e docentes.
Para construção do presente foram realizadas leituras, pesquisas e reflexões em publicações de Bercht (2001) , Dantas (1992), Freitas