Influência da tributação nas relações de consumo
SUMÁRIO: 1. Introdução; 2. O Sistema Tributário; 2.1. Noção Geral; 2.2. O Sistema Tributário Nacional; 3. Princípios Constitucionais existentes nas Relações de Consumo sob a Ótica da Tributação e da Ordem Econômica; 3.1. O Princípio da Igualdade Tributária ou da Isonomia; 3.2. O Princípio da Livre Iniciativa e da Livre Concorrência; 3.3. O Princípio da Capacidade Contributiva; 3.4. O Princípio da Defesa do Consumidor; 4. O Consumidor e a Tributação; 4.1. A Necessidade da Informação e da Transparência sobre a Incidência de Impostos; 5. A Intervenção do Estado; 6. A Reforma Tributária no Contexto da Ordem Econômica; 7. Considerações Finais; 8. Referências.
1 INTRODUÇÃO
O presente artigo tem por objetivo estudar a Influência da Tributação nas Relações de Consumo Sobre a Ordem Econômica em face dos Princípios da Isonomia, da Capacidade Contributiva, da Livre Iniciativa e da Livre Concorrência e da Defesa do Consumidor.
Tendo por finalidade o estudo da relação existente entre Estado e Contribuinte a partir da análise da atuação do poder Estatal, através da tributação, nas relações de consumo realizadas pelos agentes de mercado e da identificação das conseqüências na ordem