Ambiente de Negocios
2014
SUMÁRIO
1 - INTRODUCAO .......................................................................................................3
2 - AS MUDANCAS POLITICAS E ECONOMICAS E AS EDICOES DE LEIS .........4
3 - MEDIDAS MACROECONOMICAS E MICROECONOMICAS E SUAS INFLUENCAS NO AMBIENTE DE NEGOCIO............................................................5
4 - A CARGA TRIBUTARIA BRASILEIRA E SUA INFLUENCIA NA VIDA DAS EMPRESAS E PESSOAS............................................................................................7
5 - CONCLUSÃO.......................................................................................................10
REFERÊNCIAS..........................................................................................................11
1 - INTRODUCAO
O ambiente para fazer negócios no Brasil melhorou, mas continua difícil, segundo o relatório “Doing Business 2015”, divulgado pelo Banco Mundial. O país passou da 123ª para a 120ª colocação em um ranking que lista 189 países.
O estudo avalia diversos indicadores, desde tempo e o custo para abrir uma empresa até questões como conseguir uma ligação à rede elétrica. A pontuação dos países varia numa escala de zero a cem, quanto mais perto de cem, melhor ambiente para os negócios. Para ficar em 120º lugar, o Brasil conseguiu 58 pontos, abaixo da média da América Latina, de 60,66 e de países vizinhos como Chile (41º colocação) e Colômbia (34º), com 71,24 e 72,29 pontos, respectivamente.
O Brasil está mais bem colocado que Argentina (124º lugar) e Índia (142º). Os primeiros colocados são Cingapura, Nova Zelândia, Hong Kong, Dinamarca e Coreia do Sul. Os Estados Unidos estão em 7º lugar e, a China, em 90º.
O tempo para abrir uma empresa no Brasil segue