AMBIENTE DE NEGOCIO
Uma visão ampla das probabilidades negativas e positivas que cercam este mercado é imprescindível para o sucesso do negocio. À medida que este ambiente sofre transformação são necessárias constantes verificação no histórico e realidade de cada empresa.
Nos últimos dez anos o Brasil conseguiu melhorar seu ambiente de negocio, no entanto, em algumas áreas o avanço ainda é muito lento. Este ambiente tem sido fundamental para estimularmos as empresas a investirem em seus negócios tornando o mercado mais favorável.
Por estar com uma economia mais sólida o Brasil sofreu menos do que em outras crises que abalaram o mundo. No universo macroeconômico, o país está bem, asseguram as autoridades econômicas. Mas há um longo caminho a ser percorrido para melhorar o ambiente de negócios no universo microeconômico. Um exemplo de uma longa e variada lista de dificuldades microeconômicas de impacto negativo sobre o avanço da economia revelam que, em função da estrutura tributária, uma empresa só consegue seu registro de abertura no Brasil em cerca de 150 dias (cinco meses). Na média dos últimos três anos, foram abertas no país cerca de 470 mil novas empresas formais por ano, num total de quase 5,5 milhões que operam regularmente. Imagina-se que números muito mais positivos para a economia brasileira poderiam ser apresentados caso a burocracia não fosse tão grande.
A relação é longa: dificuldades burocráticas que reduzem o tempo do trabalho disponível para os negócios; alta carga tributária; elevados spreads nos empréstimos bancários para capital de giro; leis trabalhistas complexas, que