INFLUÊNCIA DA RELIGIÃO ENQUANTO INSTRUMENTO DE CONTROLE SOCIAL
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS
UNIDADE ACADÊMICA DE DIREITO
DISCIPLINA: METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
INFLUÊNCIA DA RELIGIÃO ENQUANTO INSTRUMENTO DE CONTROLE SOCIAL SOBRE OS MEMBROS DA 1ª IGREJA BATISTA DE SOUSA-PB
SOUSA
SETEMBRO – 2013
ALDENES BRAGA NÓBREGA JÚNIOR
IRANEIDE MARIA DE MELO
JULIANE MEDEIROS CORDEIRO
LAURITA ISABEL ALEXANDRE SILVA
MARÍLIA GOMES BARBOSA
THIAGO FERNANDES DE SOUSA
Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina Metodologia do Trabalho Científico, da UAD-CCJS-UFCG, ministrada pela Profª. Dra. Maria da Luz Olegário, como requisito para obtenção de nota.
SOUSA
SETEMBRO - 2013
1 INTRODUÇÃO
A influência da religião (no sentido mais primitivo do termo) manifesta-se nas formas de agir e comportar-se socialmente, visto que, por muito tempo, esta foi associada diretamente ao Estado e, consequentemente, ao Direito. Assim, ao longo da história, percebe-se que o homem produz e reproduz modelos de conduta baseado na religião. Sendo tais modelos, portanto, disseminados como normas necessárias, ora coercitivamente imposta, ora culturalmente inculcada mediante práticas sociais condicionantes.
A religião protestante, por sua vez, surge em meados do século XV, através de um movimento separatista da Igreja Católica Apostólica Romana. E, apesar do nascimento de uma nova doutrina, contendo muitas diferenças em relação a última, o protestantismo mantém algumas práticas que são consensuais entre elas, em virtude do fato de que ambas as igrejas são cristãs e pregam, portanto, os mesmos princípios. O presente trabalho visa analisar em que aspectos sociais a religião protestante desempenha o papel de Controle Social na vida dos membros da Primeira Igreja Batista em Sousa-PB. Sendo assim, é de suma importância a observação e análise do