RELIGIÃO COMO FORMA DE CONTROLE SOCIAL
RELIGIÃO COMO FORMA DE CONTROLE SOCIAL
TERESINA
2013
RELIGIÃO COMO FORMA DE CONTROLE SOCIAL
Trabalho de Graduação Interdisciplinar apresentado à Disciplina Práticas Interdisciplinares – 1ª Série, como requisito parcial para aprovação.
ORIENTADOR: Prof. Msc. Paulo Alves da Silva Paiva
TERESINA
2013
RELIGIÃO COMO FORMA DE CONTROLE SOCIAL
RESUMO
Falar de religião na forma de doutrina é uma tarefa que exige um olhar critico sobre o tema, uma vez que não é a função da religião doutrinar o convívio do homem para uma vida terrena, tendo ela a finalidade maior, o prepara para uma vida supre terrena. Nessa perspectiva o trabalho faz um olhar atento sobre o tema, trazendo os pontos mais importantes desse assunto, e abordando o tema de forma direta e eficaz. Religião e secularização, direito e religião em prol de um bem comum, e religião na forma de doutrina são alguns dos assuntos a serrem abordados pelo presente trabalho, revelando assim a eficácia da religião para o controle de uma sociedade, à medida que estipula valores e normas seguidas por esta. A religião está em constante interação com outros sistemas e representações sociais. Todas as religiões existentes estão em interação histórica e dialética com as outras esferas e subsistemas sociais, como a política, a economia, a educação a ideologia e etc.. Nesse sentido e de grande importância fazer um estudo que traga todos esses pontos para um entendimento direto sobre sua real importância para a sociedade.
PALAVRAS-CHAVE: Religião, Controle, Sociedade.
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como finalidade tratar de religião como forma de controle social. Ao longo de nossa historia podemos perceber a presença de varias religiões institucionalizadas em nossas sociedades, e através de normas e valores impostas por ela